quarta-feira, 29 de julho de 2009

Nigerianos X Islamicos

Grupo Islamico radical estava mantendo mulheres e crianças nigerianas como refém.
Ficando presas por mais de seis dias e se alimentando so de tâmaras, a polícia da Nigéria resgatou mais de cem mulheres e crianças na cidade de Maiduguri, capital de Borno, onde os conflitos entre islamicos radicais e nigerianos continuam.
Há relatos de pessoas sendo mantidas como reféns pelos radicais em outros Estados do norte da Nigéria.
A violência na região da Nigéria ja passa de quatro dias, e o número de mortos é incerto, mas ja passam de 180.
O grupo Boko Haram, que é liderado por Mohammed Yusuf e baseado na cidade de Maiduguri, é acusado de ataques a postos de polícia e prédios governamentais no norte do país.
Os militantes islamicos são contra o sistema de educação ocidental e acreditam que o governo nigeriano foi corrompido pelas idéias do Ocidente. Eles desejam impor a lei islâmica no país.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Protestos se intensificam na Africa do Sul

Protestos violentos que estão assolando cidades da Africa do Sul se alastraram para outras regiões do país.
Os manifestantes protestam contra o governo, alegando descumprimento das promessas feitas pelo Jacob Zuma ao providenciar serviços básicos como abastecimento de água, habitação e comunicação.
A policia atirou contra os manifestantes em Joanesburgo, e na ultima semana efetuou mais de cem detenções.
Os protestos se intensificaram depois que a Africa do Sul declarou estar vivendo a pior recessão dos ultimos 17 anos.
Muitos acusam o governo de não estar a cumprir as promessas feitas antes das eleições, nomeadamente no que diz respeito ao acesso a serviços básicos.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Presidente da Libéria podera deixar cargo acusada de crimes de guerra.




Presidente da Libéria podera deixar cargo acusada de crimes de guerra.


A Comissão da Verdade e Reconciliação liberiana exigiu a suspensão da presidente Ellen Johnson Sirleaf e dezenas de outros lideres politicos liberianos por associação a várias guerras civis que destruiram o país desde 1989. Eles serão impedidos de governar durante um período de 30 anos.

Podera tornar lei caso o parlamento, que está nas mãos da oposição, julgue procedente a condenação.

A Comissão da Verdade foi instaurada há quatro
anos para promover a paz, segurança, unidade e reconciliação nacionais, através da investigação de duas décadas de guerra civil na Libéria, que deixaram 250 mil mortos e o país em ruínas.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Guine vai para segundo turno nas eleições

Com resultados da eleição apertado e antecipado para o dia 28 de junho, tudo indica que Malam Bacai Sanhá e Mohamed Koumba Yalá vão disputar o segundo turno das eleições da Guine-Bissau.
De acordo com a Comissão Nacional das Eleições(CNE), nenhum dos candidatos obteve mais de 50 por cento dos votos. Bacai Sanhá, apoiado pelo PAIGC, obteve 133.786 votos (39,59 por cento) e vai disputar o segundo turno com Koumba Ialá do PRS, que conseguiu 99.428 votos (29,42 por cento).
Os resultados da votação de Gabú e Bafatá, regiões do Leste da Guiné foram determinantes na vitória de Bacai Sanhá.
O segundo turno devera ser realizado e agosto.

Eleições se aproximam na Guine

Com 11 candidatos disputando a presidencia, a Guine Bissau vai chegando perto das suas eleições.
A Guine se encontra estruralmente abalada, economicamente o país está sem dinheiro e a maior parte dos trabalhadores do sector público não são pagos há vários meses. E politicamente o país foi abalado pelos recentes assassínios do Presidente e do Chefe das Forças Armadas bem como de dois cidadãos alegadamente envolvidos numa tentativa de golpe de estado.
Com tudo isso muitas pessoas vão deixar suas diferenças de lado e seleccionar o seu candidato com base nas suas políticas e não na sua religião ou etnia.