segunda-feira, 3 de maio de 2010

Para quem não sabe: Apartheid 3


Nelson Mandela foi o principal rebelde na luta contra o Apartheid. Considerado terrorista pelo governo sul africano, passou quase três décadas na cadeia.


De etnia Xhosa, Mandela nasceu no pequeno vilarejo de Qunu, distrito de Umtata, na região do Transkei. Aos sete anos, tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome em inglês "Nelson". Seguindo as tradiçoes Xhosa, foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou cultura ocidental.


Mudou-se para Thembu e começou o curso para se tornar bacharel em direito na Universidade Fort Hare, onde iniciou uma longa amizade com Oliver Tambo.


No final do primeiro ano Mandela seu uniu ao movimento estudantil contra as políticas universitárias sendo expulso da faculdade. Foi para Joanesburgo onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul por correpondencia.


Mandela se envolveu na luta contra o Apartheid, que restringia os direitos dos negros politicamente, economicamente e socialmente. Em 1942, uniu-se ao Congresso Nacional Africano, e dois anos depois fundou com Oliver Tambo a Liga Jovem do CNA.


Em 1961 tornou-se o comandante do braço armado do CNA. Coordenou uma campanha de sabotagem contra alvos militares e do governo e viajou para Argélia para treinamento paramilitar.


Em 1962 Mandela foi preso, sendo condenado a 5 anos de prisão por viajar ilegalmenteao exterior e incentivar greves. Em 1964 foi condenado a prisão pepétua por sabotagem, e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África.


No decorrer dos 27 anos que ficou preso, Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao Apartheid, que o clamor " libertem Nelson Mandela" virou tema das campanhas anti-apartheid em vários países.


Em 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que fosse libertado no dia 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem no novo preisidente Frederik de Klerk.


Frederik e Mandela dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993.


Em 1194 até 1999 foi presidente da Africa do Sul, comandando a transição do regime de minoria no comando, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação externa e interna.


Após o fim do mandato de presidente, em 1999, Mandela voltou-se para a causa de diversas organizações sociais e de direitos humanos. Em junho de 2004 anunciou que se retirava da vida pública, com exceção da sua luta contra a AIDS.


Em 2008, a comemoração de seu aniversário teve a presença de artistas e celebridades que fizeram um show em Londres.