segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Enviados oferecem anistia a Gbagbon


Uma delegação de líderes africanos se encontrou com o presidente Abidjan Gbagbon, da Costa do Marfim, para tentar convencê-lo a deixar o cargo sem que seja necessário o uso das forças miliares.

Investigadores disseram ter sido impedidos de visitar locais onde teriam ocorrido chacinas. A ONU acredita que mais de 170 pessoas tenham sido mortas na violência pós-eleitoral.

Lista de homossexuais é proibida em Uganda



Um Juiz da Alta Corte de Uganda decidiu que os órgãos de imprensa estão proibidos de divulgarem nomes de pessoas consideradas homossexuais, em uma decisão elogiada por órgãos que defendem os direitos dos gays.

Como atos homossexuais são proibidos em Uganda, os gays vivem sob constantes ameaças. No ano passado o jornal Rolling Stones publicou uma lista de pessoas que consideravam gays, e a partir desta publicação elas começaram a sofrer ameaças e agressões.

Uma das listas publicadas pelo jornal tinha a frase: "Enforque-os". Como as três pessoas que entraram na Justiça contra o jornal eram ativistas gays, o veículo não pode ser punido por dizerem que eram homossexuais.

Um parlamentar ugandense propôs pena de morte para quem cometesse alguns atos homossexuais.