sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Confrontos na Somália são considerados os piores de todos os tempos

Confrontos entre tropas governamentais e combatentes do movimento islamita al- Shabaab, na Sompalia, são considerados os mais violentos de todos os tempos.
Tropas governamentais apoiadas por soldados da União Africana tomaram conta de uma base importante da al-Shabaab.
Outros confrontos começaram na fronteira com o Quênia e a Etiopia.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Líbia hostiliza africanos



Imigrantes africanos estão sendo alvos de violentos de ataques violentos pela população da Líbia, convencida de que se tratam de mercenários do presidente do país, coronel Muammar Gaddafi, contratados para matar seus opositores.

A Organização Internacional da Migração não conseguiu confirmar os ataques devido a dificuldade de se conseguir informações do país.
As hostilidades com os africanos vem desde 2000. Dos 1,5 milões de imigrantes ilegais, a maioria sçao de origem do Niger, Chade, Mali e Sudão.


quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Explosão mata 20 pessoas na Tanzânia


Vinte pessoas morreram após uma explosão numa base militar, na capital da Tanzânia, Dar es Salaam.

Diversas explosões múltiplas aconteceram em vinte e três depósitos de armas da base do exército de Gogola Mbotoe e em duas residências.

Os destroços se espalharam por toda a cidade e vinte pessoas, moradoras da região, acabaram morrendo.

Por enquanto acredita-se que as explosões foram acidentais.

Produtores de cacau protestam contra sanções

Produtores de cacau da Costa do Marfim, protestaram nesta quarta-feira, contra as sanções impostas pela União Européia em Abidjan.
Os produtores alegam que estão sendo proibidos de exportar, pois apoiam o governo de Laurent Gbagbo.
O presidente recusa-se a deixar o poder, mesmo que a comunidade reconheça seu opositor Alassane Ouattara como o verdadeiro presidente.

Líbios planejam "Dia da Ira"

Manifestantes anti-governistas planejam para hoje (17) o "Dia da Ira", na Líbia. Contagiados pelas revoltas no Egito e na Tunísia, vários grupos de oposição continuam mobilizar manifestantes através das redes sociais da internet.
Duas pessoas morreram em Bayd após confrontos com a polícia. Em Zentan centenas de pessoas marcharam nas ruas e montaram acampamentos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Uganda se aproxima das eleições presidenciais


Nesta sexta-feira Uganda escolherá seu novo presidente. O atual chefe de estado Yoweri Museveni, quer conquistar seu quarto mandato.

Museveni volta a ter como seu principal rival, Kizza Besigye, do partido de oposição.

Kissa já começou a dar pronunciamentos sobre uma possivel fraude eleitoral devido a máxima confiança de seu adversário.

Estas eleições tem como apelo a desmobilização dos grupos armados que os partidos são acusados de terem formado para proteger seus votos.

Prisão de advogado gera manifestações na Líbia


Centenas de manifestantes enfrentaram a polícia, na cidade de Benghazi, leste da Líbia, devido a prisão do advogado Fathi Terbil, representante das famílias vítimas do suposto massacre realizado por forças de segurança no presídio de Abu Slim, em Trípoli, no ano de 1996.

Mais de mil prisioneiros foram mortos pelas forças de segurança ainda em situação não esclarecida. O presídio abriga opositores do governo e militantes islâmicos.

Pessoas que tem parentes no presídio foram até a sede do governo para exigir a libertação de Fathi. Eles teriam jogado pedras na polícia, que reagiu com canhões de água, bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracaha. Cerca de 40 pessoas ficaram feridas.


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bancos encerram operações na Costa do Marfim

Dois bancos enceraram suas operações, ontem (14), na Costa do Marfim. A administração do presidente Laurent Gabgbo condenou as ações.
O BNP Paribas e o Citibank da América encerraram suas operações depois que o Banco Central dos Estados Unidos da África Ocidental alertar que as instituições financeiras poderiam sofrer sanções caso trabalhassem com a administração de Gabgbo.
O alerta se deu no momento em que o poder é disputado por Gabgbo e seu opositor Alassane Ouattara, vencedor das eleições presidenciais do ano passado.

Duzentas pessoas morrem no Sudão

Milicias mataram cerca de 200 pessoas, na cidade de Jonglei, no Sul do Sudão. Muitas vítimas do ataques foram mulheres, crianças e padres.

Os ataques aconteceram no momento em que a região irá, em Julho, se tornar independente. O governo do Sul acusou o governo do Norte por estar atrás dos ataques.

O referendo para independência foi uma tentativa de acabar com anos de guerra entre as duas regiões.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Manifestações voltam a ocorrer no Egito

Mesmo depois da queda de Mubarak, manifestações na Praça Tahir, no Egito, não cessaram.Agoras os manifestantes protestam para melhores salários e condições de trabalho.
Alguns ativistas continuavam na praça depois das medidas anunciadas pela junta militar. A polícia militar pediu para que saíssem da praça sob o risco de prisão, mas houve troca de empurrões entre os soldados e os manifestantes.
Possíveis ondas de greve estão ameaçando eclodir em vários setores. Com o fim de várias restrições, bancários, policiais e outros setores estã dando sinais de sua insatisfação. Muitos manifestantes responsabilizam seus chefes pela grande diferença salarial que há nas empresas.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Exército Egípcio dissolve Parlamento e suspende Constituição

Após assumirem o poder no Egito, Exército anuncia que vai dissolver o Parlamento e suspender a Constituição. Ele deve permanecer no poder durante seis meses ou até novas eleições.
O atual Parlamento é composto por apoiantes do ex-presidente Hosni Mubarak. Os militares também anunciaram que vão estabelecer uma comissão para redigir uma nova Constituição antes de a submeter a referendo popular.
As próximas eleições estão previstas para Julho ou Agosto.

Argélia também sofre com manifestações

Cerca de 25 mil policiais foram deslocados para a capital da Argélia, Argel, para evitar uma reunião de manifestantes em uma demonstração pró-democrática.
Depois da chegada da polícia apenas alguns manifestantes permaneceram no local. Várias estradas foram bloqueadas e veículos blindados foram deslocados para prevenirem carros de trazerem mais manifestantes.
Segundo ativistas dos Direitos Humanos, várias pessoas foram presas.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Exército Egípcio permanecerá com tratados

O Exército Egípcio alegou neste sábado que respeitará todos os tratados internacionais anteriormente pelo país.
Embora não faça referência a nenhum acordo, os jornais egipcios publicaram que o tratado entre Egito e Israel permanecerá intacto.

Depois de quase 20 dias de protestos milhares de manifestantes permaneceram na praça Tahir comemoranndo a saída do presidente. Após a crise política a vida no Egito está começando a volta ao normal.
As emissoras de tv locais já começaram a realizar debates para discutirem o futuro político do país.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jacob Zuma se preocupa com desemprego


O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, disse que seu governo irá estabelecer um fundo de 1,2 milhões de dólares para criação de postos de trabalho.

Em seu discurso, Zuma alegou estar preocupado com o desemprego e a pobreza. A taxa do desemprego chega a 20%.

O presidente disse ainda que houve progresso na construção, eletricidade e abastecimento de água, mas que muitas pessoas continuam sem serviços básicos que poderiam ser supridos através de prestações de serviços.


Após internação, Mandela se recupera bem

Após ser internado no mês passado devido a uma infecção pulmonar, Nelson Mandela, está se recuperando bem.

Sua filha Zindzi Mandela, disse para a BBC que seu pai tem se alimentado bem e brincado com os netos.

Murabak renuncia ao poder




Após 18 dias de protestos o presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou ao seu cargo, nesta sexta-feira (11), em peonunciamento à uma tv estatal. Ele entregou o poder ao Exército.

A notícia foi celebrada com festas nas ruas do Cairo e das outras grandes cidades do Egito. Pouco antes da renuncia de Mubarak, o secretário - geral do partido do governo, Hossan Badrawi, deixou seu cargo argumentando que o país precisava de novas siglas.

O Exército soltou uma nota prometendo levantar o estado de emergência que o país se encontra desde 1981. Também prometeram eleições "livres e justas" em setembro, além de mudanças na Constituição e da proteção da nação, que vive a 18 dias em uma crise política.

O Exército deixou claro que querem que a população pare as manifestações, deixem as ruas e voltem para suas casas.






quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ministro do Sudão do Sul é assassinado


O ministro de Cooperativas e Desenvolvimento Rural, Jummy Lemi Milla, do Sudão do Sul, morreu após ter sido baleado por um motorista do ministério, que ameaçou um segurança e depois de matou.

A motivação ainda não está clara, mas integrantes do Movimento Popular Pela Libertação do Sudão dizem que o motivo foi pessoal.

Esse atentado aconteceu dias depois do anúncio do referendo que decidiu que o Sudão do Sul se separará do Sudão para se tornar um novo país no dia 9 de julho de 2011.

O resultado final do referendo pela separação entre o Norte e o Sul do Sudão, divulgados na segunda-feira (07), mostrou que 98,83% dos eleitores votaram para a criação de um novo país no sul.

O acordo de paz entre as duas regiões foi firmado em 2005.

Manifestações continuam no Egito

Depois de 16 dias de manifestações, nesta quarta-feira (09), as pessoas além de ocuparem a praça Tahir, que tem sido usada para os protesteos diários, fizeram um protesto pacifico na frente do Parlamento egípcio.
Cerca de 6 mil trabalhadores estatais entraram em greve. Pelo menos uma pessoa foi morta em choques entre manifestantes e a polícia na cidade de Kharga, 500 quilômetros ao sul do Cairo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pedido de resgate foi negado por ministro

Um barco chamado "Vega 5" teria sido sequestrado por piratas somalis, ao largo da costa moçambicana, em dezembro de 2010.
Algumas mídias locais publicaram que teria sido enviado um pedido de resgate no valor de 1 milhão e oitocentos mil dólares.
No Vega 5 estavam 24 tripulantes, nos quais 19 moçambicanos, 3 indonésios e 2 espanhois. O ministro da pesca, Victor Borges, informou que não recebeu nenhum pedido de resgate.
Informações indicam que a embarcação se encontra em águas somalis há várias semanas.

Egito tem novas manifestações




Uma nova manisfestação aconteceu nesta terça-feira no Egito para a saída imediata do presidente Hosni Murabak. Centenas de milhares de pessoas se reuniram novamente na praça Tahrir.

Este seria o maior protesto desde o ínico da crise política no país. Tentaivas do exército de checar a identidade das pessoas que entravam no local foram abandonadas devido ao tamanho da multidão, que participou do 15º dia seguido de manifestções.

" Não me importa o que eles estão prometendo. Nossa exigencia é a mesma: Murabak deve deixar o poder", disse uma manifestante.