domingo, 13 de março de 2011

Tropas do governo avançam e chegam a Brega

Neste domingo, tropas grovernamentais da Líbia avançaram para a cidade de Brega, ocupada pelos rebeldes. Dezenas de rebeldes se retiraram da área após os ataques.
Os rebeldes teriam se agrupado em Brega, depois de sairem de Ras Lanuf, sob forte bombardeiro das tropas do governo.
Os manifestantes deixaram Brega dentro de caminhões equipados com armas antiaéreas, e seguiram em direção a Ajdabiya, 150 quilometros ao sul de Benghazi. Alguns rebeldes feridos estão sendo substituídos por moradores em Benghazi.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Após oito dias, repórter brasileiro é libertado


O repórter Andrei Netto, enviado pelo Estado de São Paulo para a Líbia e desaparecido desde Domingo, após ter sido capturado por forças de segurança do governo, foi libertado nesta quinta-feira, em Sabrata.

O jornalista ficou oito dias preso e no domingo a prisão onde estava foi bombardeada. Para que Andrei fosse solto, o estado teve que contatar o Comitê Internacional da Ceuz Vermelha, a ONU, a ONG Repórteres Sem Fronteira e o governo brasileiro.

Netto se encontra na casa do embaixador do Brasil, George Ney Fernandes, em Tripoli e pretende voltar para o Brasil sexta-feira (11)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Bairros viram zonas de guerra na Costa do Marfim


A Agência de Refugiados das Nações Unidas informaram que alguns bairros de Abidjan, Costa do Marfim, viraram zonas de guerra entre forças leais ao presidente Laurente Gbadgo e partidários de Alassane Ouattara, ganhador das eleições de presidenciais.

A ONU está fazendo grandes esforços para dar assistência às mais de 20 mil pessoas que deixaram suas casas e pedem asilo Libéria. Na última quinta-feira (24) seis mulheres foram mortas em uma manifestação contra Laurent Gabdgo, que se recusa a deixar a presidência após ter sido derrotado em dezembro de 2010 por Alassane Ouattara.

As forças da paz da ONU estão trabalhando além da sua capacidade e não conseguem garantir a segurança de todos os civis. Mais soldados iriam chegar nesta sexata-feira (04).


quinta-feira, 3 de março de 2011

Medicamentos anti-AIDS são roubados para produção de droga



Medicamentos anti-AIDS estão sendo roubados para a fabricação de um novo coquetel chamado "whoonga", cujo sintoma é aumentar os efeitos alucinógenos da droga marijuana, na comunidade sul-africana Umlazi, provincia de Kwazulu - Natal.

O coquetel é uma mistura de substâncias altamente tóxicas e viciantes, que tem como ingredientes as pípulas antirretrovirais, que são misturadas a outras substâncias e adicionadas a cigarros de maconha.

Pacientes que dependem desses medicamentos para conter o avanço do vírus se tornaram vítimas frequentes de gangues de ladrões que procuram matérias-primas para fabricar "whoonga".

Devido aos roubos, os pacientes não estão mais levando os remédios para casa e passaram a visitar as clínicas em grupo para tomarem as pílulas.


Piratas somalis batem recorde em 2010

De acordo com um relatório divulgado pelo Serviço Marítimo Internacional (IMB), 2010 foi o ano em que mais piratas somalis sequestraram pessoas em embarcações já registrado.
Segundo a organização, 1.181 pessoas foram capturadas e oito foram mortos. 53 navios foram sequestrados. Houveram 445 ataques a embarcações, um aumento de 10% em relação a 2009.
O número de reféns subiu de 188 em 2006 para 1.181 em 2010. Até o dia 31 de dezembro de 2010, 28 embarcações e 638 pessoas permaneciam reféns de piratas na Somália.

Piratas somalis sequestram dinamarqueses


Piratas somalis sequestraram, no dia 24 de fevereiro, três dinamarqueses e seus filhos adolescentes que estavam velejando em um navio no Oceano Índico. Também foram capturados dois integrantes da tripulação.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores dinamarquês, os adolescentes tinham entre 12 e 16 anos. A força naval anti-pirataria da União Européia informou que os piratas retém atualmente um total de 31 navios e 688 reféns.

Muitas dessa embarcações são cargueiros que viajavam pelo Golfo de Áden.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Cerca de 29 milhões de crianças ficam sem estudo devido a conflitos


De acordo com um estudo da Unesco, cerca de 29 milhões de crianças no mundo não têm acesso a educação devido a conflitos armados.

A organização da ONU adiantou no seu relatório anual de Monitorização Mundial, que as crianças são vítimas de violência sexual, alvos de ataques nas escolas e de outros abusos do direitos humanos.

O relatório diz que um terço das violações registradas são do Congo. Isso prejudica o potencial de aprendizagem das crianças, criando um clima de medo que as mantêm em casa.


Grã Bretanha corta ajuda internacional a Angola


Grã- Bretanha irá cortar ajuda internacional a 16 países, entre eles estão Angola, Lesoto, Vietname, Bósnia e Kosovo, disse o ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional, Andrew Mitchell.

Segundo o ministro, o orçamento de ajuda seria aumentado em quatro anos, mas esse dinheiro iria ser direcionado para os países com mais hipóteses de se combater a pobreza.

O ministro alegou ainda que vai cancelar o financiamento de quatro organizações multinacionais, que considera ter apresentado um mau desempenho. A Unesco terá um financiamento rigoroso.

OBS: SERÁ QUE NINGUÉM CONTOU PARA ELE QUE ANGOLA É UM DOS PAÍSES MAIS POBRES DO MUNDO?


Líbios lutam pela retomada de Brega

Forças governamentais e integrantes da oposição lutam para controlar a cidade Brega, no leste da Líbia, onde fica uma refinaria de petróleo importante para a o país.
Os militares governamentais assumiram o controle do aeroporto e do porto de Brega, já a oposição alega ter repelido um ataque e dizem controlar o centro da cidade.
O clima de tensão nas cidades ainda continua, a população espera a qualquer momento um ataque das tropas de Gaddafi.
Dois ataques aéros feitos por um piloto pró Gaddafi atingiram, nesta quarta-feira (02), um depósito de armas localizado na cidade de Ajdabya, não houve nenhum dano significativo