sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Confronto mata 15 somalis

Insurgentes somalis lançaram a mais violenta ofensiva contra o governo ocasionando 15 mortes.
Um porta-voz da insurgência islâmica afirmou que os ataques na manhã desta sexta-feira contra várias bases do governo e as tropas de mantenedores de paz da União Africana eram uma reação. Segundo ele, a ação era contra um plano dos mantenedores de paz e do governo para retomar o controle integral da capital, Mogadíscio.
Porém com uma administração fraca e dividida o governo não conseguiu melhorar nem a segurança nem os serviços básicos a população.
A somália não tem um governo central competente há 19 anos, desde a última ditadura. O governo atual apoiado pela ONU controla so algumas partes da capital.

Negritude na SPFW


Foi inspirados nas belezas, cores e formas africanas que Dudu Bertholini e Rita Comparato criaram o desfile e a nova coleção da Neon apresentados no São Paulo Fashion Week.
Tranformando as modelos em divas, o desfile foi considerado um dos melhores momentos da semana, dando destaque a beleza negra da modelo Samira Carvalho, 20 anos, que foi considerada uma grande promessa para o mundo da moda.

Africa em evidência


Parece que devido a Copa do Mundo a Africa esta sendo vista novamente, mas não podemos nos animar, esta sendo vista por suas belezas e não por suas necessidades.
Um desses exemplos é o camarote Bar Brahma que foi todo decorado com o tema Africa para o carnaval 2010 onde as celebridades desfilarão durante toda a festa.
Com o tema África 360, o espaço uniu a cultura e as belezas africanas à Copa do Mundo 2010 e terá detalhes em alusão ao continente africano, mostrando a abundância das águas e riquezas naturais, como diamante, gás natural e petróleo. Logicamente esqueceram que grande parte dessa riqueza ja foi extraida pelas grandes potências, mas acho que problemas e carnaval são como agua e vinho: não se misturam!

Presidente não precisara delegar poderes

O tribunal Nigeriano declarou que o presidente da Nigéria Yar'Adua não será obrigado a delegar o poder ai vice-presidente Jonathan Goodluck devido ao afastamento de dois meses do país.
Este caso, levantado pela Ordem dos Advogados da Nigéria, foi o último dos quatros processos legais levantados contra o presidente.

Presidente de férias?


O presidente nigeriano Yar'Adua se encontra na Arábia Saudita desde novembro onde foi receber um tratamento para o coração.
Umaru Yar'Adua disse que está se recuperando e logo estara de volta ao seu país, porém os partidos opositores querem saber qual é realmente o estado de saúde do presidente.
Uma grande manifestação foi convocada para esta terça-feira para protestar contra sua ausência do país por tanto tempo.
Três ações tramitam na Justiça pedindo a transferência do poder para o vice-presidente, Goodluck Jonathan.