segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Doze Somalis presos suspeitos de planejarem ataques

Doze Somalis foram presos em Roterdã, Holanda, suspeitos de estarem envolvidos em atividades extremistas e de planejarem um ataque à cidade.
Os suspeitos tem entre 19 e 48 anos. Seis deles vivem em Roterdã, cinco não têm endereço e um reside na Dinamarca. Com cerca de 27 mil individuos, a comunidade somali é a maior entre os povos vindos da África subsaariana, como asilados políticos para a Holanda.
O serviço secreto informou que desde 2009 a Holanda sofre ameaças de ataques vindos da Somália e do Iêmen.

África do Sul chega mais perto de entrar para o BRIC

Depois de muita espera, a África do Sul foi finalmente convidada a participar dos BRIC, grupo dos países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia e China.
A China convidou a África do Sul para integrar o grupo. " O presidente chinês, Hu Jintao, enviou uma catar ao presidente da África do Sul, Jacob Zuma, para convidá-lo a participar da cúpula dos BRIC, que será na China", disse a ministra das Relações-Exteriores da África do Sul.
Apesar da África possuir apenas um quarto do PIB da Rússia, isso não impediu que Jacob Zuma se candidata-se a uma vaga e visitasse no ano de 2010 todos os paises integrantes.
De 2000 a 2008, os quatro membros do BRIC representaram cerca de 50% do crescimento do crescimento mundial, e essa porcentagem deve chegar a 61% até 2014, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Candidato a presidência convoca greve geral na Costa do Marfim


Depois de ganhar nas eleições e não assumir o cargo de presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara e os partidos políticos aliados convocaram uma greve civil para pressionar o presidente Laurent Gbagbo a deixar o poder.


Um comunicado emitido pelo partido de Ouattara confirmou o pedido: " Não podemos permitir que eles roubem nossa vitória".


Os funcionários públicos já veem faltando ao trabalho devido a crise política.


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Soropositivos são tratados na África

A África Do Sul destribuiu no dia 1 de dezembro o tratamento antiretroviral (ARV) a um milhão de pessoas soropositvas, representando o mais importante programa do tipo no mundo.
Mais de 200 mil pessoas foram colocadas sob esse tratamento desde o mês de abril. Esse aumento na distribuição se deve ao grande número de instituições credenciadas ao ARV e à formação de mais enfermeiros.
Por volta de 1,6 milhões de africanos precisam desse tratamento e as autoridades esperam colocar 80% delas no programa até o final de 2011.
Seis novos centros de distribuição de retrovirais foram inaugurados em Johannesburgo.