terça-feira, 19 de julho de 2011

Nelson Mandela completa 93 anos




Sul-africanos realizaram 67 minutos - tempo em anos que representa a luta política pela África do Sul - de trabalhos voluntários em homenagem aos 93 anos do ex-presidente Nelson Mandela.


No dia de seu aniversário, Mandela passou o dia com a família e recebeu a visita do atual presidente, Jacob Zuma. Em várias escolas do país, crianças cantaram a canção "Feliz aniversário Tata Madiba".


De acordo com o site da BBC, em homenagem ao prêmio Nobel da Paz, Jacob Zuma disse que Mandela havia mudado o rumo da história: " No momento em que Nelson Rolihahla Mandela saiu da prisão, no dia 11 de fevereiro de 1990, soubemos que a África do Sul seria um lugar diferente. "


Diversos jovens mudaram a foto do seu perfil no facebook por uma de Mandela. Sinal de luta política para muitos na África, Mandela vem parecendo cada vez mais fraco desde que deixou a vida pública em 2004. Ele vem recebendo cuidados médicos 24 horas e não aparece em público desde a cerimônia de encerramento da Copa em 2010.

Unaids pede mais verba internacional



O programa de Aids da Onu (Unaids) pediu mais verba para o tratamento da pessoas portadoras do vírus HIV. Em 2010 a ajuda internacional diminuiu em comparação aos outros anos.


De acordo com o site da BBC, Michel Sidibe, diretor do programa, disse que o desafio no combate a Aids é expandir o acesso a remédios e lidar com os fatores sociais que estigmatizam a doença.


A Unaids acredita que um investimento de 22 bilhões de dólares é importante até 2015. O programa estima que essa verba evitaria a morte de 7,4 milhões de pessoas até 2020.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Principe de Mônaco de casa com ex-nadadora sul-africana

Eu sei que estou atrasada, mas acabei de descobrir que o príncipe de Mônaco se casou com a ex-nadadora sul-africana, Charlene Wittstock, em Durban, na África do Sul. Parece que eles deram uma festa para 500 pessoas, entre eles estavam a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, os primeiros-ministros da França e da Holanda.

De acordo com o site da BBC, o casal se hospedou em uma suíte que cobra 5,2 mil euros por noite!!!! Parece que após a lua de mel, a nova princesa irá visitar obras sociais em Johanesburgo.




Tudo bem que o cara é um príncipe e com certeza tem muito dinheiro, mas gastar mais de 5 mil euros por noite para se hospedar em um hotel no continente mais probre do MUNDO! é demais.

Fome pode atingir mais de 10 milhões de pessoas no Chifre africano

Dois milhões de crianças estão desnutridas devido a maior seca dos últimos 60 anos, nos países do Chifre da África. O alto preço dos alimentos e os anos mais secos desde 1950 têm levado ao sofrimentos familias pobres do Quênia, Somália, Etiópia e Djibuti.


No ano de 2011, o número de crianças desnutridas cresceu quase 50% em comparação ao mesmo periodo do ano passado. Os índices de desnutrição em alguns acampamentos são de 45% - três vezes maior que o limite de emergência.


A Unicef fez um apelo por 31,9 milhões de dólares em doações para ajudar as crianças desnutridas da região nos próximos três meses. De acordo com o site da BBC, o Programa Alimentar Mundial (WFP) informou que o número de pessoas com falta de alimentos deve aumentar para 10 milhões.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Avião cai no Congo




Na manhã desta sexta-feira (08), um avião, da empresa aérea Hewa Bora, que estava tentando pousar no aeroporto internacional de Kisangani, na República Democrática do Congo, caiu e por enquanto matou 53 pessoas.


Dos destroços do Boeing 727 já foram resgatadas 40 pessoas. O acidente aconteceu a 200 metros do aeroporto, durante uma tentativa de pouso em meio a uma forte chuva.


A companhia aéra Hewa Bora é uma das empresas banidas de realizar voos dentro da União Européia devido a preocupações de segurança.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lula diz que relação com África é prioridade do atual governo

"Relação entre Brasil e África continuará sendo prioridade no governo Dilma Rousseff", disse o chefe da missão brasileira para a cúpula da União Africana na Guiné Equatorial, Luiz Inácio Lula da Silva.


O ex-presidente ainda informou que a relação é uma estratégia do Brasil.


De acordo com o site da BBC, durante do governo de Lula, houve uma forte política de aproximação do Brasil com países africanos, quadruplicando as relações comerciais com o continente, que chegaram a 20,5 bilhões de dólares, no ano passado.