segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Epidemia afeta Zimbabue


Desde agosto o Zimbabue vem sofrendo com um forte surto de cólera que já matou quase 500 pessoas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A situação piorou com o colapso do sistema de saúde e saneamento do Zimbabue, no meio de uma prolongada crise econômica e política, além da capital Harare está sem água devido a falta de produtos químicos para o seu tratamento.

" Surtos de cólera no Zimbabue ocorrem anualmente desde 1998, mas as epidemias anteriores nunca alcançaram as proporções de agora. O maior surto ocorreu em 1992, com 3 mil casos registrados", afirmou a OMS numa declaração no seu site e ainda acrescentou: "As taxas de mortes (pela doença) podem aumentar rapidamente em populações sem acesso rápido a tratamentos simples".

Outro grande problema são os hospitais que não tem medicamentos e funcionários para tratarem dos doentes. A capacidade de produção de remédio caiu esgotando as reservas deste.

Casos de cólera também foram registados além das fronteiras do Zimbabue, em países como África do Sul, Moçambique e Botswana.

O Ministério da Saúde da África do Sul já confirmou mais de 160 casos de cólera e três mortes.

Um comentário:

Unknown disse...

É um horror este tipo de situação. Quando será que isto vai acabar.