quinta-feira, 29 de abril de 2010

Para quem não sabe: Apartheid


O Apartheid, em africano significa "separação", era um regime segregacionista que impedia os negros da África do Sul de gozarem dos direitos sociais, políticos e conômicos.


Em 1948 a segregação racial foi oficializada com a chegada no Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. No regime do Apartheid o país era governado por brancos de origem européia, como holandeses e ingleses, que criavam leis e governavam apenas para interesse dos brancos.


Foi implantado na época que:

a) Brancos e negros não poderiam se casar;

b) Era obrigatório o registro da sua cor;

c) Criação de bairros isolados só para negros denominados bantustões;

d) Negros não podiam usar algumas instalações públicas como banheiros públicos e bebedouros;

e) Negros tinham uma escola especial separados dos brancos;

f) Negros não podiam voitar.


A luta contra o Apartheid começou em 1950, quando o Caongresso Nacional da Africano (CNA) lançou uma desobediência civil. Em 1960 a polícia matou 67 negros que participavam de uma manifestação, esse episódio ficou conhecido como o Massacre de Shaperville. Como consequência a CNA se tornou ilegal e seu líder, Nelson Mandela, foi preso em 1962 e condenado a prisão perpétua.


Com o fim do Império Português na África, em 1975, e a queda do governo branco do Zimbábue, além das várias pressões políticas internacionais, fez com que o domínio branco entrasse em declínio, intensificando assim as manifestações contra o regime.


Esse sistema revigorou até 1990, quando Frederic.W. de Klerk, assumiu a presidência e colocou fim ao Apartheid, além de libertar Nelson Mandela que estava preso desde 1964.


O Parlamento aprovou a Lei de Direitos Sobre a Terra, restituindo propriedades as famílias negras atingidas pela lei em 1913, que destinou 87% do território a minoria branca.


Em 1994 Nelson Mandela assumiu a presidência do país, se tornando o primeiro presidente negro da África do Sul.

Nenhum comentário: