sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Alemão ganha prêmio de fotografia



A Unicef premiou o fotógrafo alemão Kai Loffelbein pela melhor foto do ano. A imagem mostra um menino recolhendo objetos de um lixão tóxico, em Acra, Gana.


O objetivo desse concurso é retratar a vida de crianças em diversas culturas e situações socioeconômicas ao redor do mundo.


Os fotógrafos JM Lopez, que documentou o impacto da desnutrição infantil na Guatemala, e Mary F. Calvert, que retratou uma campanha de vacinação na Nigéria, também foram premiados.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Já chega a 13 o número de mortos no Egito


Na tarde desta segunda-feira (19) manifestantes entraram pelo quarto dia consecutivo e, conflito com a junta militar do Egito. Desde o inicio das manifestações já somam 13 pessoas mortas.



De acordo com o site da BBC, durante a noite, policiais e soldados usando cassetetes e gás lacrimogêneo expulsaram manifestantes que atiravam pedras da praça Tahrir, no Cairo, epicentro da revolução que em fevereiro derrubou o governo de Hosni Mubarak.



Os secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o uso "excessivo" da força contra os manifestantes.



O objetivo desse conflito é fazer com que as forças de segurança egipcia transfira o poder a um governo civil eleito democraticamente.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Italiano tenta matar vendedores africanos

Dois vendedores africanos morreram após serem baleados pelo italiano Gianluca Casseri, de 50 anos, nesta terça-feira (13), em Florença, Itália Aparentemente o ataque foi racista e logo em seguida o suspeito cometeu suicídio.


De acordo com testemunhas o italiano teria estacionado seu carro na praça Dalmazia, no norte da cidade, durante o horário de almoço, e ao descer do veículo atirou com uma pistola, atingindo três senegaleses, sendo que dois morreram e um ficou gravemente ferido.


Depois dos tiros o homem voltou ao carro e fugiu. Ele foi até um mercado e também tentou atingir outros dois vendedores africanos. Em seguida Casseri foi até um estacionamento e atirou na sua própria garganta.

Taxa de mortalidade cresce na África

Um relatório divulgado pela organização Médicos Sem Fronteira informou que as regiões da República Democrática do Congo, Chade e Sudão do Sul, apresentaram taxas de mortalidade três vezes maiores que os limites emergenciais.


De acorodo com o relatório a causa dessa mortalidade é atribuída principalmente a uma taxa de prevalência de doenças evitáveis ​​e tratáveis​​, como malária, diarreia e infecções respiratórias. Também está relacionado ao subdesenvolvimento crônico e à fraqueza do sistema de saúde do país.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Revista publica lista dos 40 mais ricos da África

No mês de novembro a revista Forbes publicou uma lista das 40 pessoas mais ricas da África.


Em primeiro lugar está o magnata do cimento nigeriano, Aliko Dangote, cuja fortuna ultrapassa US$ 10 bilhões (R$ 17,7 bilhões). Já o segundo lugar foi ocupado pelo diretor da companhia de minas de diamantes sul-africana De Beers, Nicky Oppenheimer.


Não há mulheres na lista.


Obs: Cade a lista dos mais pobres?

África abaixa seu índice de contaminação do vírus HIV

A ONU (Organização das Nações Unidas) registrou no ano de 2011 uma queda de 21% nos casos de infecções pelo vírus HIV. Esse número foi o menor em 14 anos.


De acordo com o site da BBC, a ONU atribui essa queda a resposta da comunidade internacional à epidemia da doença, e a melhora do acesso ao tratamento na última década. Em países de renda média e baixa, metade dos pacientes estão recebendo medicamentos antirretrovirais, o que reduziu a proporção de mortes.


Porém nas regiões localizadas na África subsaariana os índices continuam altos.