quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Egípcios votam em primeiro Parlamento livre

Nesta quarta-feira (05), pessoas de algumas regiões do Egito sairam se suas casas para votarem pela primeira vez desde 1952 em uma eleição legislativa livre.


Ao que tudo indica o primeiro Parlamento livre vai ser conduzido por mulçumanos. De acordo com o site da BBC, eles garantirão que não irão impor suas vontades na nova Constituição e que desejam colaborar com todos os partidos políticos na redação do texto.


Essa votação tem como objetivo transferir o poder para civis antes de julho, fazendo assim com que confrontos que começaram com a deposição do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro, tenham um fim.


Ainda de acordo com o site da BBC, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ), ligado à Irmandade mulçumana, liderou as duas primeiras etapas da eleição, e a ascensão desse e de outros partidos islamistas causou preocupação no Ocidente, já que o Egito foi nas últimas décadas um importante aliado dos EUA, e é um dos poucos países da região que mantêm diálogo com Israel.


A eleição parlamentar egípcia, que começou em novembro, ainda terá um segundo turno em 10 e 11 de janeiro, com resultados finais esperados para o dia 13. A votação para o Senado será em janeiro e fevereiro.

Nenhum comentário: